Publicado por Ana Paula Negreiros em 06/03/2023

 

 

Robins (2019) explica no site da American Kennel Club que “os cães aprendem centenas de palavras, fazem aritmética e adivinham o que as pessoas e outros cães estão pensando. Sabemos de tudo isso e muito mais, graças ao crescente número de cientistas em todo o país e no mundo que, desde o início deste século, têm voltado sua atenção para o crescente campo da cognição canina”. Uma coisa que se deve notar é que não existirá coisa como “o cão”. Robins explica que cada cão é diferente. Enquanto se estuda a mente de um cão, deve-se lembrar que se tem vários tipos diferentes de inteligência. Alguns cachorros podem se destacar em situações sociais, segundo Robins outros podem ser hábeis em aprender palavras, “enquanto outros ainda podem ter grandes habilidades de resolução de problemas – ou seu cão pode ter alguma outra habilidade cognitiva inteiramente”.

Dubey (s.d.) ainda acrescenta que os cães podem demonstrar uma grande inteligência social, “fazendo comparações com as capacidades mentais das crianças humanas”. Alguns estudos apontam que os cães “exibem autoconsciência e têm sucesso em tarefas de comunicação cooperativa”.

Como nutrir as habilidades cognitivas do seu cão? De acordo com pesquisas, as experiências dos cães são baseadas em aromas, e uma boa maneira de nutriz o se cachorro “é satisfazer seu nariz”. Robins fala que “meu mantra favorito hoje em dia é ‘deixe-os cheirar’, o Dr. Horowitz me disse. ‘É importante deixá-los investigar o mundo com o nariz.’ Dr. Horowitz e sua colega pesquisadora de comportamento canino Dra. Charlotte Duranton descobriram que os cães que têm permissão para farejar têm uma abordagem mais otimista do mundo”.

      Existem alguns profissionais que sugerem “diferenças biológicas na inteligência entre gatos e cães”. Dubey (s.d.) fala que “a disputa em curso sobre se cães ou gatos são mais inteligentes dividiu os amantes de animais de estimação ao longo da história – e a pesquisa científica forneceu combustível para o debate”. Pesquisas revelaram que o córtex cerebral, “a camada do cérebro que controla funções como resolução de problemas” e também a tomada de decisão, se predispõe a ter bem mais neurônios em cães do que nos gatos. Os cachorros têm em média cerca de 530 milhões de neurônios no córtex, e os gatos apenas 250 milhões de neurônios, “quase metade da quantidade encontrada em cães”. “Embora esses dados possam parecer sugerir que os cães são duas vezes mais inteligentes que os gatos, uma correlação direta entre o tamanho maior do cérebro e o aumento da inteligência não foi conclusivamente comprovada. Independentemente disso, a maior contagem de neurônios dos cães é muitas vezes vista como um indicador de sua inteligência superior” (Dubey, s.d.).

           Dubey ainda acrecenta que as pesquisa de inteligência social nos cachorros “deve ser tomada com um grão de sal no debate gatos versus cães”.

Em um artigo, Elliott (2022) sendo uma “veterinária com mais de 30 anos de experiência em cirurgia veterinária e prática de animais de companhia. Ela se formou na Universidade de Glasgow em 1987 com um diploma em medicina veterinária e cirurgia. Ela trabalha na mesma clínica de animais em sua cidade natal há mais de 20 anos”, fala como podemos testar a inteligência de gatos, eu separei dois exemplos:

Referências:

Robins, M. (2019). Dog Cognition: Dogs Are Even Smarter Than You Think. American Kennel Club. https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/dog-cognition-dogs-are-smarter-than-you-think/

Dubey, A. (s.d.). Are Dogs Smarter than Cats?. Britannica. https://www.britannica.com/story/are-dogs-smarter-than-cats

Ellott, P. (2022). How to Test Your Cat’s Intelligence. WikiHow. https://www.wikihow.com/Test-Your-Cat%27s-Intelligence

.

 #o #a #psicoterapia #terapia #psicolog #amor #saudemental #n #autoestima #psicologiaclinica #autoconhecimento #saludmental #psicologa #psicologo #psicologiapositiva #vida #psic #ansiedade #terapiaonline #sa #saude #coaching #psychology #love #frases #psi #amorproprio #psicologiaonline #psicanalise

Publicado por Ana Paula Negreiros em 06/03/2023 | Brasil

🔎🕵‍♀️ FACS Certified Coder (PEG) 🇺🇲
📚 Graduando em Psicologia na Saint Leo University (SLU) 🇺🇲
👩‍🎓Graduada em Coaching e Desenvolvimento Humano pelo Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli 🇧🇷
📚 Estudante de linguagem corporal, comportamento não verbal, e análise de credibilidade na conduta dissimulativa.
👩‍⚕️ Psicanalista Clínica (PCO) 🇧🇷
🖥 Freelancer em Designer Gráfico e Produção de conteúdo Áudio Visual
Endereço de contato:
📧 Email: contatoanapaulanegreiros@gmail.com
📨 Instagram @anapaulanegreiros_ : https://www.instagram.com/anapaulanegreiros_/
📑 Portfólio no Behance: https://www.behance.net/anapaulanegreiros
📑Linkedin Ana Paula Negreiros: https://www.linkedin.com/in/anapaulanegreiros
🖥 Linktr.ee Ana Paula Negreiros: https://linktr.ee/anapaulanegreiros

.

📕 Livro Perfeito Estranho: https://gustavonegreiros.com/produto/perfeito-estranho/
Instagram Gustavo Negreiros: https://instagram.com/gustavonpsicanalista
Canal Youtube Gustavo Negreiros Casos Criminais: https://youtube.com/c/GustavoNegreiros
Canal Youtube Cortes Gustavo Negreiros: https://www.youtube.com/c/CortesGustavoNegreiros
Linkedin Gustavo Negreiros:https://www.linkedin.com/in/gustavonegreirospsicanalista
Instagram Livro Perfeito Estranho: https://www.instagram.com/perfeitoestranhooficial/
Canal Telegram Gustavo Negreiros Casos Criminais: https://t.me/gustavonegreiroscasoscriminais