Medição de Estresse | Escala de Thomas Holmes e Richard Rahe

Publicado por Ana Paula Negreiros em 09/04/2023 | Brasil

 

 

A Escala De Estresse do psiquiatra Thomas Holmes e Richard Rahe foi desenvolvida em 1967 (desenvolveram a Holmes and Rahe Social Readjustment Rating Scale – SRRS). Ela é uma lista de 43 eventos que são estressantes em nossas vidas.

A Escala de Avaliação de Reajuste Social Holmes-Rahe

           Executar a medição do estresse se tornou necessário, pelo fato de várias doenças relacionas ao estresse imergirem no mundo moderno. A SRRS “é uma medida de auto-relato de estresse que mede a quantidade de estresse que uma pessoa experimentou e a probabilidade de uma pessoa desenvolver uma doença relacionada ao estresse. A escala permite que uma pessoa identifique o quão alto é o risco de desenvolver uma doença relacionada ao estresse” (StudySmarter, s.d.).

           Embora saibamos que a Escala de Avaliação de Reajustamento Social “tenha sido muito estimulante e útil na área do estudo da mudança de vida e da doença, alguns autores apontam limitações importantes”. Mecânica (1975) explica que a essa existente não pode ser usada para decidir do papel no fator de diferentes tipos de mudanças em nossas vidas (um exemplo seria favorável ou até adversar) na área de ocorrência de doenças. “Outros problemas discutidos são a ambiguidade dos itens, a confusão de variáveis independentes e dependentes e a falta de especificação do item. Sugestões são feitas para melhorar a medição da mudança de vida e para um estudo mais eficaz da mudança de vida e da doença.”

O que significa cada pontuação?

The American Institute of Stress (s.d.) explica que:

“150 pontos ou menos | uma quantidade relativamente baixa de mudança de vida e uma baixa suscetibilidade ao colapso da saúde induzido pelo estresse”.

“150 a 300 pontos | 50% de chance de colapso da saúde nos próximos 2 anos”.

“300 pontos ou mais | 80% de chance de colapso da saúde nos próximos 2 anos, conforme o modelo de previsão estatística Holmes-Rahe”.

Como administrar a escala de estresse de Holmes e Rahe

           A escala e estresse de Holmes e Rahe pode ser, sim, auto-administrada ou pode também ser aplicada por alguém que é um profissional da saúde.

Segundo Cuncic (2022) explica que:

“Se você está administrando a escala sozinho, você precisará se lembrar dos eventos estressantes que ocorreram em sua vida no ano passado. Para cada evento, você precisará anotar a data em que ocorreu e o número de pontos que vale. Após ter todas essas informações, você pode somar sua pontuação total para ter uma ideia do seu nível geral de estresse.”

“Se um profissional de saúde estiver administrando a escala, eles provavelmente perguntarão sobre eventos estressantes que ocorreram em sua vida no ano passado. Eles então registrarão suas respostas e calcularão sua pontuação total.”

           Pesquisando se havia algum comentário sobre as desvantagens da escala, encontrei um trecho em um artigo que fala das “Desvantagens Potenciais” de Cuncin (2020). Ela explica que apesar os benefícios “potenciais da escala de estresse de Holmes e Rahe, também existem algumas armadilhas potenciais para o uso da escala”. Entre elas estão 3 observações:

  • “A escala não leva em conta todos os possíveis estressores.”
  • “A escala não leva em conta como uma pessoa lida com o estresse.”
  • “A escala nem sempre pode prever com precisão quem desenvolverá uma doença.”

           Eu achei a escala bem interessante, e acredito que ela tenha muitas relevâncias, mas, teve um ponto da escala de que ela não considera todos os possíveis estressores e como cada um lida com o estresse de forma individual. Eu acredito que possa ser um ponto a ser melhorado. Somos pessoas com características diferentes, e o que pode causar muito estresse para mim, para o outro possa ter um impacto menor. Considerando a personalidade e temperamento individual, e até a própria maneira como cada um lida com tal situação, cada um reagirá de maneira diferente, e também lidando de maneira diferente, e nisso pode se manter realmente o número do estresse da escala, ou pode diminuir, ou até aumentar mais do que a tabela propõe. E também que a escala foi criada em 1976, e hoje em 2023 nós temos uma época diferente, uma época bem mais avançada em diversos sentido e o que antes poderia não ser um fator de estresse, hoje pode ter uma demanda maior.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Referências

The American Institute of Stress. (s.d.). Holmes- Rahe Stress Inventory – The American Institute of Stress. https://www.stress.org/holmes-rahe-stress-inventory

Mecânica, D. (1975). Some problems in the measurement of stress and social readjustment – PubMed. PubMed. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1235117/#:~:text=Although%20the%20Social%20Readjustment%20Rating,in%20the%20occurrence%20of%20illness.

StudySmarte. (s.d.). The Social Readjustment Rating Scale: Measures & Scoreshttps://www.studysmarter.co.uk/explanations/psychology/stress/the-social-readjustment-rating-scale/

Cuncic, A. (2022). What Is the Holmes and Rahe Stress Scale? Verywell Mind. https://www.verywellmind.com/what-is-the-holmes-and-rahe-stress-scale-6455916

Noone, P. A. (2017). Holmes–Rahe Stress Inventory. OUP Academic. https://academic.oup.com/occmed/article/67/7/581/4430935?login=false

 .

#psicologia #psicoterapia #terapia #psicolog #saudemental #n #autoestima #psicologiaclinica #autoconhecimento #psicologa #psicologo #psicologiapositiva #vida #psic #ansiedade #saude #coaching #psychology #psi #amorproprio #psicologiaonline #psicanalise

 

Publicado por Ana Paula Negreiros em 09/04/2023 | Brasil

🔎🕵‍♀️ FACS Certified Coder (PEG) 🇺🇲
📚 Graduando em Psicologia na Saint Leo University (SLU) 🇺🇲
📚 Pós-graduando em Comportamento Não Verbal e Análise de Credibilidade (Clue-Lab/FACSM)
👩‍🎓Graduada em Coaching e Desenvolvimento Humano pelo Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli 🇧🇷
📚 Estudante de linguagem corporal, comportamento não verbal, e análise de credibilidade na conduta dissimulativa.
👩‍⚕️ Psicanalista Clínica (PCO) 🇧🇷
🖥 Freelancer em Designer Gráfico e Produção de conteúdo Áudio Visual
Endereço de contato:
📧 Email: contatoanapaulanegreiros@gmail.com
📨 Instagram @anapaulanegreiros_ : https://www.instagram.com/anapaulanegreiros_/
📑 Portfólio no Behance: https://www.behance.net/anapaulanegreiros
📑Linkedin Ana Paula Negreiros: https://www.linkedin.com/in/anapaulanegreiros
🖥 Linktr.ee Ana Paula Negreiros: https://linktr.ee/anapaulanegreiros

.

Instagram Gustavo Negreiros: https://instagram.com/gustavonpsicanalista
Canal Youtube Gustavo Negreiros Casos Criminais: https://youtube.com/c/GustavoNegreiros
Canal Youtube Cortes Gustavo Negreiros: https://www.youtube.com/c/CortesGustavoNegreiros
Instagram Livro Perfeito Estranho: https://www.instagram.com/perfeitoestranhooficial/
Canal Telegram Gustavo Negreiros Casos Criminais: https://t.me/gustavonegreiroscasoscriminais

.

.

.

.